LIXO ELETRÔNICO

Com o rápido avanço da tecnologia, o ciclo de vida dos produtos eletroeletrônicos esta cada vez mais curto,

O desejo em possuir equipamentos modernos, deixa pulverizado uma imensidão de produtos obsoletos a espera de um destino.

Quando se trata de descartar eletrônicos indesejados ou obsoletos, sabemos realmente para onde eles devem ir ?

Ou para onde eles vão ?

E quão perigosos eles podem ser para o nosso meio ambiente?

Existem muitos materiais tóxicos dentro de nossos dispositivos eletrônicos,

Pegue um telefone celular como um exemplo, que tem mais de 500 componentes, muitos deles contêm metais tóxicos, como mercúrio, chumbo, berílio e cádmio.

Os telefones celulares com tela sensível ao toque contêm óxido de índio e óxido de estanho, que são usados em um filme transparente na tela,

Essa mistura conduz a eletricidade e permite que a tela funcione como uma tela sensível ao toque.

O mercúrio é encontrado em telefones celulares e é usado para telas de LCD, é possivelmente um dos componentes químicos mais tóxicos a serem descartados, já que pode contaminar a terra, a água, e inclusive o ar, se não for descartado corretamente.

Como ele possui uma elevada pressão de vapor, pode, então, ser absorvido pelo organismo humano através das vias respiratórias,

Sendo este componente mais solúvel no sangue do que na água, causando lesões graves, principalmente nos rins, fígado, aparelho digestivo e sistema nervoso central.

lixo eletrônico

A bateria de um telefone celular também contém carbono, mercúrio, cádmio, lítio… Devido a esses componentes químicos perigosos, o descarte adequado é crucial para garantir a saúde e o meio ambiente.

Placas de circuito impresso e microchips que são encontrados em telefones,

Computadores e laptops contêm chumbo e arsênico que são venenosos para organismos vivos em grandes quantidades.

Seguramente estes componentes químicos estão presentes dentro do seu telefone celular,

Imagine tudo isso parando em um aterro sanitário, ou pior, em um local clandestino!

O chumbo e o arsênico se entrarem em contato com o solo, causam sérios danos ao nosso ecossistema.

O Arsênio é tóxico para as plantas, as raízes são o primeiro tecido a ser exposto, inibindo seriamente o crescimento e a capacidade reprodutiva das plantas.

Todas essas substâncias perigosas podem causar sérios riscos à saúde e afetar nosso meio ambiente, poluindo o meio ambiente.

COMO RESOLVER O PROBLEMA?

É fácil se tornar agente da mudança, garantindo que nossa nossa saúde e segurança, basta descartar os eletrônicos corretamente.

Algumas maneiras de fazer isso é entregando em postos de coletas homologados pelos fabricantes, levando a Cooperativas especializadas, Ecopontos da cidade, ou doando-os a uma instituição de caridade local.

Mas sempre entregue-os a uma organização que possua parcerias estabelecidas para garantir o correto destino.

Muitas pessoas preferem guardar eletrônicos ao invés de direcionar para reciclagem, devido principalmente a preocupações com segurança de dados pessoais.

Mas, quando os equipamentos são direcionados para empresas sérias e especializadas na destinação correta destes tipos de resíduos, como a SAR do Brasil por exemplo, a garantia da destruição e da destinação ambientalmente correta do lixo eletrônico está assegurada.

Autor e Publicação original: James Cichy

Utilize a #FazBemReciclar

Faça parte dessa causa você também e apoie a destinação correta do lixo eletrônico!